Palestrantes
Sr. Alankardek Ferreira

Membro do Conselho de Administração e Diretor de Relações Institucionais da ENERGISA.

Engenheiro Eletrica graduado pela Universidade Veiga de Almeida ( RJ). Pós graduacao em Ciencias Politicas, Meio Ambiente e Estratégia pela Universidade Federal do Tocantins.

Dia Horário Descrição Vídeo Palestra
01/07/2015
Quarta-feira
10h30 - 12h00 Procedimentos para conexão na Rede da Energisa no Tocantins
Sr Carlos Mattar

Superintendente de Regulação da Distribuição – SRD - ANEEL. 

É Engenheiro Eletricista e Administrador de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Possui especialização e é Mestre em Engenharia da Energia pela Univwersidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Possui 12 anos de experiência em engenharia e serviços de distribuição de energia elétrica em empresa do setor elétrico brasileiro (COELBA). Trabalha na ANEEL desde 1998, com experiência em regulação da comercialização de energia elétrica e regulação dos serviços de distribuição. É especialista em regulação e foi Assessor da SRD durante 10 anos. Atualmente é Superintendente de Regulação dos Serviços de Distribuição.

Dia Horário Descrição Vídeo Palestra
01/07/2015
Quarta-feira
8h00 - 10h00 Marcos Regulatórios específicos para energia solar, Resolução 482/2012 e Leilões
Dr. Jacinto Estima

Gerente de pesquisa do Masdar Institute of Science and Technology, Abu Dhabi, United Arab Emirates. Responsável por coordenar a parceria entre Masdar Institute e o projeto Global Atlas for Renewable Energy for the International Renewable Energy Agency (IRENA), composta por CENER, NREL, MINES ParisTech e DLR.

Dia Horário Descrição Vídeo Palestra
29/06/2015
Segunda-feira
11h00 - 12h00 Palestra: Cidades Sustentáveis: o caso da cidade de Masdar City
30/06/2015
Terça-feira
8h00 - 9h30 Palestra: O Potencial da Energia Solar Internacional e no Brasil
Dr.Torsten Schwab

Diretor da área de energias renováveis e eficiência energética da Agência Alemã de Cooperação, GIZ, no Brasil. Coordena o projeto de Apoio ao Desenvolvimento de Energia Heliotérmica no Brasil (DKTI-CSP). O DKTI-CSP integra o acordo firmado entre o MCTI e a GIZ que deverá resultar em alternativas sustentáveis de geração de energia no País.

Dia Horário Descrição Vídeo Palestra
30/06/2015
Terça-feira
16h00 - 17h00 O Estado da arte da Tecnologia Heliotérmica: Experiência da Alemanha - Concentrated Solar Power movie
Sr. Rodrigo Sauaia

Diretor Executivo da Associação Brasileira de Energia Solar, ABSOLAR, uma instituição jurídica de direito privado sem fins lucrativos, que congrega empresas de toda a cadeia produtiva do setor fotovoltaico que atuam no Brasil. A ABSOLAR coordena, representa e defende os interesses de seus associados quanto ao desenvolvimento do setor e do mercado de energia solar, promovendo e divulgando a utilização de energia fotovoltaica no país.

Dia Horário Descrição Vídeo Palestra
01/07/2015
Quarta-feira
14h00 - 15h30 Avaliação econômica, financeira e de emprego da energia solar
Dr. Mauro Passos

Diretor Presidente do Instituto Ideal: Instituto para o desenvolvimento de energias alternativas na América Latina.

O Instituto Ideal coordena o projeto 50 Telhados, lançado com o intuito de divulgar a geração distribuída a partir da fonte fotovoltaica no Brasil. Com tal ação, entre os anos 2014 e 2015 o Brasil terá instalado o equivalente ao projeto alemão “1000 telhados”, responsável por impulsionar a energia solar fotovoltaica na Alemanha. Coorderna também o projeto Estádios Solares no Brasil, iniciado para a eficientização energética dos estádios da copa do Mundo com Mineirão Solar, Pituaçu Solar e Maracanã Solar.

 

Dia Horário Descrição Vídeo Palestra
29/06/2015
Segunda-feira
15h30 - 17h00 Experiência do projeto dos 50 telhados solares
Javier Reclusa Etayo

Business Development Manager LATAM em STI NORLAND
PARTNER e Gerente Geral em ENERTA ENERGIA SOLAR

Engenheiro Industrial, com mestrado em Energias Renováveis e Financiamento e Investimento em Projetos de Energia. Atua a mais de 10 anos com multinacionais de energias renováveis como Business Development Manager e General Manager, em empresas como Abengoa , Gamesa , Synertech , Enerta e STI NORLAND, possui experiencia de atuacao em 8 paises e nos 5 continentes,  totalizando mais de 3 bilhões de reais em investimentos.
 

 

Dia Horário Descrição Vídeo Palestra
30/06/2015
Terça-feira
11h50 - 12h00 Experiência da Enerta em leilões de energia solar e investimentos no Tocantins
Sr. Luiz Masaru

Presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas.

Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Paraná. Atua há mais de 20 anos com arquitetura e planejamento urbano. Foi Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano em Curitiba na década de 1990, trabalhou no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), no qual coordenou o BRT e outros grandes projetos na cidade.

Dia Horário Descrição Vídeo Palestra
30/06/2015
Terça-feira
10h00 - 11h30 Projetos e Oportunidades da cidade Sustentável Palmas
Sr. Carlos Amastha

Prefeito do Municipio de Palmas, Tocantins, foi empreendedor do ramo de tecnologia em educação e shopping centers; ex-Cônsul da Colômbia no Brasil e articulador do programa de cidades sustentáveis junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID.

Dia Horário Descrição Vídeo Palestra
29/06/2015
Segunda-feira
10h00 - 11h00 Palestra: Apresentação do Programa Palmas Solar
01/07/2015
Quarta-feira
18h00 - 18h15 Encerramento com assinatura da Carta de Recomendação Palmas Solar
Sra. Germana Pires Coriolano

Presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente

Mestre em Desenvolvimento Regional pela da Universidade Federal do Tocantins (UFT), atuou como professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da mesma instituição, Palmas, TO Brasil. Atuou também como Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Palmas.

Dia Horário Descrição Vídeo Palestra
29/06/2015
Segunda-feira
17h00 - 18h00 Políticas Ambientais para o desenvolvimento Sustentável em Palmas
Dr. Rafael Shayani

Doutor em energia solar fotovoltaica e professor do curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasilia. Pesquisador em Energias Renováveis com ênfase em Fotovoltaica, atua em projetos de pesquisa na Embaixada da Itália, Jaíba Solar e outros. Participou da elaboração de estudos estratégicos sobre o tema.

Dia Horário Descrição Vídeo Palestra
30/06/2015
Terça-feira
14h00 - 15h30 Estado da arte da Fotovoltaica
Sr. Marcio Takata

Diretor da ENOVA SOLAR

Engenheiro Eletricista com especialização na área de Energias Renováveis e Eficiência Energética. Professor de Energia Solar do EUREM - EUROPEAN ENERGY MANAGER - Programa Europeu de Formação de Gestores em Energia. Diretor da Enovasolar, que vem ajudando inúmeras empresas a serem mais eficientes, implementando conceitos e tecnologias que tornam consumo e geração de energia mais sustentáveis.

Dia Horário Descrição Vídeo Palestra
30/06/2015
Terça-feira
11h30 - 11h50 Experiência da Enova Solar com a formação de recursos humanos no Brasil
Juan Pablo Puy

 Arquiteto Urbanista pela Universidad de Navarra está ligado a projetos urbanísticos desde 1992. Conferencista sobre urbanismo, atuou em importantes congressos de arquitetura internacionais, publicando livros sobre urbanismo e sendo premiado por seus trabalhos pelos Prêmios COAVN de Arquiteta. Trabalhou como redator de projetos em Colômbia, Brasil, Espanha, Portugal, Bélgica e Reino Unido. Colaborou também nos planos territoriais de Igorre e La Vera, as Diretrizes de Ordenamento Urbano de Salamanca e da Província de Soria (Espanha), o Estudo do Litoral de Vigo, o Estudo da Orla Portuária de Noia e o inventário de solos industriais de Sprilur entre outros. No Brasil, foi responsável pelos projetos estratégicos da Operação Urbana Consorciada Rio Verde- Jacu, em São Paulo, que contavam com 5 áreas de intervenção urbanísticas integrais, promovendo novos usos do solo e atraindo empregos e novos usos qualificado

Dia Horário Descrição Vídeo Palestra
29/06/2015
Segunda-feira
14h00 - 15h00 Planejamento de Cidades Sustentáveis: Experiência do IDOM - Espanha