Sobre

Na última década, a energia solar tem se consolidado como uma das alternativas de baixo carbono viáveis para a substituição de combustíveis fósseis na conversão de energia. Dados consolidados pela International Energy Agency (IEA) mostram que a capacidade instalada de conversão de radiação solar em energia elétrica pela rota fotovoltaica (PV, da sigla em inglês) passou de 23GW em 2009 para 135GW ao final de 2013. Atualmente, o número de países com capacidade fotovoltaica instalada maior que 1GW chega a 23.

Prova disso é a contratação de 889,7 MW em energia solar, em 31 projetos, no último Leilão de Energia de Reserva ocorrido em outubro de 2014, com  deságio de 17,9% em relação ao teto de R$262,00 (Valor Econômico, 2014). Além dos investimentos financeiros necessários a sua implantação e operação, este movimento de melhor aproveitamento do nosso potencial solar, com certeza vai gerar demanda por uma mão-de-obra capacitada.  Profissionais, desde o nível técnico para construção e operação das unidades de geração, até em nível de pós-graduação para pesquisa e desenvolvimento, serão necessários. Trata-se de uma demanda já existente e de papel estratégico para o país. No entanto, o desconhecimento da tecnologia e suas vantagens, principalmente a CSP, não tem atraído profissionais para formação na área.

A Prefeitura de Palmas vem acompanhando com bastante interesse, os movimentos nacionais e internacionais voltados para a implantação de fontes renováveis de energia e, neste sentido, vem buscando se inserir de forma marcante, com projetos importantes como o Buss Rapid Transit (BRT) no qual contemplam a aplicação da tecnologia solar e a iniciativa Cidade Sustentável em parceria com o BID e Caixa Econômica Federal.

Em sinergia com esta proposta de construção de uma cidade sustentável, a prefeitura está realizando o I Seminário Internacional Palmas Solar, que é a primeira ação de um amplo programa de incentivo a sustentabilidade por meio do uso racional de energias renováveis na capital. O Seminário Internacional Palmas Solar visa promover a formação de recursos humanos na área de energia solar, integrando profissionais, estudantes e servidores.

O programa do evento contempla apresentação de seminários formativos por profissionais brasileiros e estrangeiros de reconhecimento internacional em suas devidas áreas de atuação, e exposições promovidas por empresas e profissionais com experiência prática numa abordagem "learn-by-doing".  Ao longo do evento além das apresentações técnicas acerca do tema, a Prefeitura realizará uma discussão sobre a proposta de minuta de Lei municipal de incentivo a uso da tecnologia solar na cidade de Palmas no qual gerará uma Carta de  Compromisso assinado ao final do evento.

É neste contexto que gostaríamos de convidar toda a comunidade de Palmas, para contribuir na construção para discussao da minuta de lei. Esperamos que seja apresentada, como resultado da realização do Seminário, a construção da minuta de lei de incentivo a energia solar no município, tornando economicamente viáveis projetos solares na região.